COMDARPE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA

MENU

Tipos de pavimentação: qual a melhor escolha para minha obra?

Diante a quantidade de tipos de pavimentação disponíveis no mercado, a dúvida sobre a melhor opção pode surgir durante a obra. Confira as principais diferenças entre os tipos de pavimentos.

COMDARPE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA

A decisão sobre o tipo de pavimentação utilizada nas vias públicas e nas vias privadas, pode ser uma decisão complicada, mesmo com poucas opções disponíveis no mercado. Um dos pontos que podem dar o veredito final nessa questão é a análise do custo-benefício ao longo da vida útil do material.

Assim, há três tipos de pavimentação que podem ser utilizados na construção de vias públicas: flexível, semirrígido ou rígido. Compreender as diferenças entre cada um deles e conhecer as necessidades da obra são pontos fundamentais para determinar qual o melhor material a ser utilizado na pavimentação.

Dessa forma, é preciso estudar sobre qual será a intensidade do tráfego, as propriedades do terreno em que será instalado, o sistema de drenagem superficial, dentre outros pontos. Ao conhecer melhor esses pontos e suas características, será possível determinar com clareza qual o material ideal para sua obra. Confira abaixo um pouco sobre os principais pontos de cada tipo de pavimentação.

Tipos de pavimentação

Pavimentação Flexível

O asfalto é a opção que acaba demandando menores investimentos, resolvendo bem a situação na maioria das vezes. Devido a isso, acaba sendo o material mais utilizado e recomendado para diferentes situações.

Dessa forma, a pavimentação flexível atende bem as necessidades de uma via pública quando bem planejada e executada. Contudo, será preciso realizar manutenção constante para manter sua boa funcionalidade, ponto facilitado devido sua fácil intervenção. Esse tipo de pavimentação possui vida útil de aproximadamente dez anos. Após esse período, será necessário tirar toda a manta asfáltica.

Pavimentação semirrígida

Essa pavimentação se inicia com uma base concretada, recebendo uma cobertura de pavimento flexível, tendo um nível de deformidade superior ou igual ao pavimento flexível. Assim, seu uso é recomendado para locais onde tenha tráfego de veículos pesados. Em contrapartida, é de alta contraindicação o seu uso em estruturas estáticas.

Ademais, a pavimentação semirrígida tem boa capacidade de manutenção e de implementação. A opção se torna uma boa escolha quando é necessário reduzir os custos da construção, porém sem deixar de atender as necessidades do solo e do local. Além de possuir um valor relativamente baixo, esse pavimento também pode ser reciclado.

Pavimento rígido

Em comparação aos outros tipos de pavimento, o pavimento rígido terá menor necessidade de manutenção ao longo do tempo. Por ser construído por meio de placas de concreto, ele acaba sendo o que menos se degrada e que apresenta maior resistência ao derramamento de óleo e combustível.

Além disso, são muito indicados para construção de pontos estáticos. Em relação aos custos, sua implementação tem um custo significativamente mais alto. Em caso de imprevistos, toda a placa de concreto deve ser substituída, fato que encarece ainda mais esse tipo de pavimento. Por fim, o material não pode ser reciclado, visto que seu concreto já está misturado ao óleo e a graxa.

Gostou desse conteúdo? Curta, compartilhe e nos siga nas redes sociais para receber mais conteúdos como esse!

Fale conosco.

endereço

Alameda Grajau 614, Sala 1604 Alphaville - Barueri / SP.

e-mail

contato@

comdarpe.com.br

telefone

+55 (11) 3681-0048

COMDARPE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA

© comdarpe 1983 - 2022 | todos os direitos reservados

Nós, da COMDARPE, valorizamos a privacidade e a proteção dos dados pessoais dos nossos clientes. Por isso, estamos comprometidos em adotar todas as medidas necessárias para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).