Quais são os prejuízos de uma terraplanagem mal feita?

Por: Comdarpe - 20 de Agosto de 2024
Garantir uma boa terraplanagem é o primeiro passo para a construção de qualquer edificação, seja uma casa, prédio ou infraestrutura pública. Os prejuízos de uma terraplanagem mal executada são inúmeros, podendo respingar em toda a obra seja a curto ou longo prazo, tornando-se uma grande preocupação no segmento de construção civil.
Se você é engenheiro ou deseja conhecer mais a fundo esse tema, continue acompanhando este post para entender os reais prejuízos de uma terraplanagem mal feita e saiba como evitá-los!
Desníveis e irregularidades no terreno
Quando a terraplanagem não é realizada corretamente, o terreno tende a ficar com desníveis e irregularidades, o que pode dificultar a construção e até mesmo causar acidentes ao longo da execução da obra.
Problemas de drenagem
Consequências relacionadas a drenagem também podem ocorrer. Se a terraplanagem não considerar a drenagem do terreno, a água pode se acumular em determinados pontos, causando erosões e danos à vegetação, prejudicando todo o ecossistema e afetando o meio ambiente.
Instabilidade do solo
Segurança em primeiro lugar! A má execução da terraplanagem pode comprometer a estabilidade do solo, causando deslizamentos de terra e desabamentos.
Danos à infraestrutura
A terraplanagem é o início de tudo. Se não for feita corretamente, é bem possível apareçam danos à infraestrutura existente, como tubulações de água, esgoto e gás, além de redes elétricas e telefônicas.
Custos e tempo de produção
Todos os prejuízos citados acima representam mais dinheiro e mais tempo investidos na construção. Portanto, independente dos percalços encontrados durante o processo de terraplanagem, é papel do engenheiro civil garantir o perfeito andamento desta etapa.
Dentre as responsabilidades do profissional no que diz respeito à terraplanagem, ele deverá ser capaz de conhecer a topografia do terreno, verificar as condições do solo, planejar sua movimentação, utilizar equipamentos de qualidade e, o mais importante, acompanhar de perto o que vem sendo feito e se a obra está caminhando de acordo com o planejamento e as normas técnicas vigentes.
Com uma base sólida e bem preparada, o resultado será o melhor possível: a construção ganha maior durabilidade e resistência, o que contribui para a sua segurança e valorização a longo prazo.
Confie os primeiros estágios da sua obra a quem tem 40 anos de experiência em entregas de excelência. Entre em contato e conheça a COMDARPE.
Gostou desse conteúdo? Curta, compartilhe e nos siga nas redes sociais para receber mais conteúdos como esse!
Fale conosco no whatsapp