Como promover a urbanização sustentável?

Por: Comdarpe - 19 de Agosto de 2024
A urbanização é um fenômeno já conhecido que faz parte do processo de transformação de uma sociedade, região ou território.
Modernização, industrialização e urbanização
O conjunto de técnicas e de obras que permitem dotar uma cidade de condições de infraestrutura, planejamento, organização e embelezamento, vem sendo intensificado nos últimos anos em virtude da busca da população por uma melhor qualidade de vida e oportunidades profissionais, fatores que impulsionaram a industrialização.
A urbanização, quando ocorre de forma rápida e desordenada, pode vir a ser um problema para as organizações, que precisam lidar com os efeitos colaterais de espaços mal planejados, com pouca ou nenhuma sustentabilidade.
Assim, pensar em desenvolvimento urbano sustentável é a saída para equilibrar essa conta. Afinal, mais do que sanar uma necessidade da geração atual, um bom projeto de urbanização considera também as gerações seguintes, de forma a não as comprometer.
Urbanização sustentável e a criação de loteamentos
O conceito de urbanização está diretamente ligado a sustentabilidade. Nesse sentido, o parcelamento do solo é uma das expressões que surgem ao pensarmos em uma solução. Ou seja, o desenvolvimento urbano acaba tendo uma relação direta com loteamentos.
A criação de loteamentos está regida sob a LEI 6.766, em vigor desde 1979, que dispõe sobre o parcelamento de solo, além de explanar sobre a subdivisão de uma gleba em lotes, com aberturas de novas vias e/ou modificações de outras já existentes, além de definir as restrições de locais onde não é possível lotear.
Vale lembrar que toda sociedade é beneficiada com a implantação de loteamentos. Para citar alguns exemplos, temos:
- A criação de empregos diretos e indiretos;
- Chegada de água potável;
- Instalação de redes de esgoto;
- Asfaltamento;
- Instalação de redes de iluminação pública;
- Criação de áreas verdes;
- Melhoria do comércio local com o aumento populacional.
Ação antrópica
Outro fator que se relaciona diretamente com a urbanização é a ação antrópica. Entende-se por ação antrópica toda e qualquer ação realizada pelo homem no mundo. No entanto vale dizer se nem toda ação antrópica é negativa e que os impactos não se referem a alterações que provocam problemas no meio ambiente. Uma ação antrópica positiva pode ser o reflorestamento, a coleta seletiva, a exploração de alimentos transgênicos, entre outras.
A COMDARPE se preocupa com os impactos da sua atuação e por isso dispõe de ações de sustentabilidade, segurança e expertise que visam minimizar as alterações ambientais, auxiliando na promoção de uma urbanização e crescimento saudável das cidades em que está presente.
Gostou desse conteúdo? Curta, compartilhe e nos siga nas redes sociais para receber mais conteúdos como esse!
Fale conosco no whatsapp